quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PARABÉNS PRA VOCÊ


Capa da minha apostila de Windows 98
No dia de hoje, no ano de 1983, a Microsoft lançava o primeiro Windows – a versão 1.0.

Naquela época eu ainda sonhava em fazer o curso de “Processamento de Dados”. Anos depois fiz Ciência da Computação e durante muito tempo dei aula de Windows. 

Bom... primeiro foi de DOS, porque embora o Windows tenha sido utilizado mesmo a partir de 1985, boa parte das empresas tinha  o bom e velho DOS (também da Microsoft) nos seus computadores.

E foi assim por anos, até porque a maioria dos sistemas corporativos que rodavam em microcomputadores foram escritos em linguagem que só se entendiam com o DOS. Eu vivi isso, porque desenvolvia e dava manutenção em sistemas desse ambiente. Sem contar que não havia muitos aplicativos e linguagens de programação para o Windows, o que fez com o que ele tivesse que aceitar esperar um pouco para ser o que é hoje – o sistema operacional mais utilizado no mundo.

Lembro-me que quando o Windows começou a ser efetivamente utilizado, nas aulas a gente primeiro ensinava o DOS. Isso mesmo! Em seguida, fazíamos a correlação comandos DOS x Windows. Por exemplo: o comando COPY do DOS, que permite copiar arquivos de uma origem para um destino. Passávamos a sintaxe do comando para o coitado do aluno e ele treinava no DOS. Depois que ele aprendia a copiar arquivos no Windows, ficava bravo conosco por “ter perdido” tempo com o COPY. Fora que no DOS ele trabalhava numa tela preta com caracteres brancos ao invés da tela colorida do Windows. Ninguém merecia! Mas era assim, em qualquer escola de informática.

Com o advento do Windows o microcomputador deixou de ser somente um instrumento de trabalho das empresas e entrou na casa das pessoas.

Hoje praticamente já não se precisa mais de aulas para aprender a utilizar o básico do Windows. As crianças já nascem com ele no DNA.  E quem é adulto e está começando a se relacionar com um computador, o aprendizado é intuitivo. E o que o sujeito não entender, o resto do mundo sabe ensinar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário