quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O QUE TEMOS PARA COMEMORAR?

Brasão da República do Brasil

O que temos para comemorar, neste momento, no Brasil República? 

A tomada da Rocinha, como se essa favela fosse o Brasil todo? Nesta última semana parece que o Brasil é a Rocinha. Só porque a polícia fez o que já deveria ter sido feito há pelo menos 30 anos atrás. E pra completar, normalmente já é sofrível assistir os jornais da Globo, com a história da Rocinha, então, ficou insuportável. Só falta agora fazer minissérie. É de enjoar.

Enquanto isso, o ministro Carlos Lupi vai se mantendo no governo, agora com a Dilma pedindo para o PDT dar conta dele. Ou seja, ela nem tem vergonha de mostrar que não manda qualquer coisa na presidência. Ela que deveria demiti-lo! Ah, mas claro! No loteamento dos cargos do governo, cabe ao PDT a pasta do Trabalho. Está explicado!  Se fosse num país de governo e população sérios, além dos cargos não terem donos, o ministro já teria sido sumariamente demitido quando surgiram as primeiras denúncias, que de certa forma estavam tão embasadas que já davam para ser tratadas como fatos incontestes. Com direito a foto para álbum da quadrilha e tudo!

Temos que comemorar o Bolsa-Família, então, quando o governo anuncia de forma efusiva o  aumento do “benefício”. Acho que deveria é ter vergonha de divulgá-lo. Como se aumentar  um assistencialismo-esmola fosse coisa boa. Deveria é procurar chegar a um nível de empregabilidade tal, que pudesse diminuir a quantia assombrosa de dinheiro desse programa, para ter o orgulho de trazer a notícia da diminuição do Bolsa-Família. Isso significaria que as pessoas estariam ganhando o seu sustento, dignamente, através de um trabalho, e que o dinheiro dos impostos que pagamos, e que custeia o programa, poderia estar sendo melhor aplicado. 

Enquanto isso, cá na nossa cidade, a dengue mostra sinais de que levará novamente Londrina ao topo das cidades com o maior número de casos de dengue no Brasil. É vergonhoso porque, na realidade, o que faltam não são agentes de combate ao mosquito. O que falta é simplesmente EDUCAÇÃO. Não tem como dizer que não houve campanha suficiente. A população é que  não tem consciência, e conscientização está intimamente ligada a educação. Falta raciocínio! Falta cidadania! Falta respeito ao próximo! É uma falta de pensamento lógico e fraterno que chega a ser preocupante. Se o morador de uma casa não tem respeito, ou nem pensa nos que moram com ele, acumulando água em recipientes que ele mesmo abandona ou joga no quintal, quanto mais respeito aos vizinhos? E é por essa inércia da população em pensar, que se apoiam os vereadores e o prefeito da cidade, nos desmandos e escândalos envolvendo fatos escusos, que vemos todos os dias nos jornais.

Que dizer da derrubada de vinte árvores do bosque central da cidade, região de patrimônio histórico de Londrina?  Sem sequer consultar a população e sem autorização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), a Secretaria do Meio-Ambiente e o Instituto de Planejamento e Urbanismo de Londrina, estão dividindo  o bosque ao meio, para dar lugar a um terminal de ônibus. Depois de abatidas as árvores, o IAP cobrou explicações e embargou a obra. Só que agora as árvores já foram sacrificadas! Fico pensando que para casos assim, deveria haver pena de prisão, como em caso de homicídio. Não é diferente. Cidadãos são designados secretários, pagos com o nosso dinheiro, e sem qualquer comprometimento e qualificação para exercerem cargos que exigem, no mínimo, preparo para atender as legislações vigentes. É inaceitável que um secretário do meio-ambiente seja uma pessoa desprovida de princípios de sustentabilidade, de ecologia, de meio-ambiente! Bom... esse secretário é da alta confiança do prefeito, indicação do prefeito, que só espero não diga que “não sabia de nada”, como o Lula.

Parece pessimismo de minha parte, mas é que república se faz com um governo que é eleito pelo povo, que sai do meio dele. E quando um povo não cobra os seus eleitos? E quando os governantes se utilizam disso e  desprezam ou simplesmente ignoram os seus governados?

Fico abismada quando se fazem chamadas pelas redes sociais, para movimentos contra a corrupção, por exemplo, e quase ninguém comparece só porque choveu. Corrupção é um cancro que nos atinge diretamente, na medida que somos escancaradamente roubados de toda forma pelos políticos que nós mesmos elegemos. Em contrapartida, procuramos hospitais e não há leitos disponíveis, compramos arroz e feijão e somos obrigados a pagar pelo menos 30% em impostos, em janeiro teremos IPTU, IPVA, mensalidade de escola e  material escolar, todos devidamente majorados acima da inflação oficial, que a gente sabe não ser a inflação real, aquela que encontramos nos supermercados, na farmácia, nos restaurantes, na vida do dia-a-dia. Eu pelo menos enxergo tudo isso. E você?

Só que com uma população que, por causa de uma chuva não sai para protestar, é porque está tudo bom ainda. 

Uma coisa é certa: quando a gente está muito a fim de dar uma guinada na vida da gente, não há chuva que impeça. Penso que no Brasil, para sermos de fato uma República, ainda vamos precisar de um tsunami.

------------------------------------------

Coloquei no player, ao lado, um samba do Gonzaguinha, que exprime o meu desejo de Brasil. A música chama-se "É". Ouça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário