segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DIA CINZA, MAS DOCE!


Como ontem, dia cinza, nublado, friozinho...

Gosto de chuva, mas com sol depois. 

Aqui em Londrina é muito comum, ao final de um dia assim, o sol dar um “alôzinho e até amanhã.” E na maioria das vezes ele cumpre o prometido: aparece alegre e forte, todo revigorado após um dia de descanso. Porém hoje, só porque é segunda-feira, não quis levantar para trabalhar. Tirou um dia de folga, por conta, e pelo jeito só amanhã. 

Mas não faz mal. Não deixei ser atacada pela nebulosidade.  Fui buscar luz e colori o meu dia com outras tintas. Revi um amigo, que eu queria mesmo rever, e comprei dois pães doces ma-ra-vi-lho-sos, de uma panificadora indicada por ele, na Avenida Saul Elkind.

Atravessei a cidade e fui atrás do meu desejo. E pode o dia continuar cinza, porque cá comigo está tudo amarelo, azul, verde, rosa, vermelho...

Acho que esta é a minha receita para o dia que dá vontade de nem sair da cama porque está nublado e triste: buscar alguma coisa alegre para colocar nesse dia. Deliberadamente. E coisa simples mesmo: procurar um amigo, comer um pão-doce, passar numa sapataria e deixar para consertar um sapato que eu  adoro, mas que estava deixando pra depois, vestir  uma roupa colorida, ou aproveitar para pensar na vida. Isso mesmo: pode notar que nesses dias chuvosos e cinzas a gente fica ensimesmada. Parece que fica uma nuvenzinha em cima da nossa cabeça, não é mesmo? Mas passa, pela ação da própria natureza, ou por nós mesmos. Prefiro esta última opção, resquício de anos morando em Curitiba. Lá, como é muito comum não ter sol, nos subornamos com trocas para suportar o cinza. E ainda uso essa tática até hoje, embora pouco – Londrina é ensolarada. A alegria é trazida pelo próprio dia.

Minha segunda-feira está tendo sabor de pão doce, com creme de baunilha, com uma cereja de enfeite. Meu trabalho, assim, rendeu um monte!

E ao meu amigo que provavelmente estará lendo esta postagem, digo-lhe novamente que adorei tê-lo reencontrado e que amanhã vou seguir a sua sugestão: vou comer o pão doce com manteiga, como ele disse que gosta.  E pode até chover! A minha terça-feira já está garantida.

Dia cinza, mas tão colorido como uma caixa de lápis de cor.

2 comentários:

  1. Adoro pão doce com manteiga! Na verdade gosto mais de panetone com manteiga.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do pão doce com manteiga. Hoje também fiz o mesmo com panetone, e adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir