quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TODOS JUNTOS CONTRA A CORRUPÇÃO


Neste feriado pelo menos 25 cidades do Brasil farão protestos pacíficos contra a corrupção que se instalou em todos os cantos do país. Trata-se do movimento "Todos Juntos Contra a Corrupção." Detalhe: os manifestantes foram arregimentados através das redes sociais e não através de qualquer pelego de  sindicato, nem de ONG sustentada pelo governo. Tempos modernos, tempos de Steve Jobs. Graças a Deus! 

Aqui no Paraná somente 2 cidades se engajaram no movimento: Curitiba e Campo Mourão. Fiquei surpresa quanto a Campo Mourão. É vergonhoso não ver Londrina na lista, como se a cidade não tivesse do que reclamar.

Londrina  teria razões de sobra para protestar. É impressionante como todo dia tem um escândalo na prefeitura ou nos órgãos a ela ligados, todo dia tem depoimento em CPI ou no MP ou na Câmara, todo dia tem secretário caindo,  e ainda tem secretário se sustentando só pela vontade do prefeito.

É problema na Saúde, na CMTU, na Educação, na Guarda Municipal (que agora foi arquivado o inquérito, com um monte de perguntas sem respostas), na Secretaria do Meio-Ambiente, e por aí vai nas secretarias onde o Ministério Público resolve dar uma olhadinha.

Eu cá, todos os dias, me pergunto:  para onde vai o dinheiro do nosso IPTU?

Ah! Já sei: nas inúmeras “obras” que a prefeitura tem feito. Exemplos: as Academias Ao Ar Livre (AAL), o Bosque dos Tucanos, a retirada das árvores do calçadão, nas casas dos conjuntos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no asfaltamento das ruas esburacadas.

É vergonhoso chamar as AALs de obras. Sem comentários.

O Bosque dos Tucanos, tenho certeza que pelo menos 90% da cidade nem sabe onde fica. Mas foi inaugurado este ano, e a foto é a que pode ser vista no começo desta postagem. O bosque fica na Rua Bélgica, e se qualquer um quiser aproveitar o feriado para fazer um passeio, tome cuidado! Vai ter que ir de botas até os joelhos, por causa do mato. E nem espere encontrar tucanos.

A terceira fase do calçadão foi marcada pela retirada de árvores sadias! Aquelas que ficavam na frente do Banco do Brasil. Teve uma vereadora que questionou, foi respondida pela prefeitura, mas a resposta não foi satisfatória, ou seja, não foi convincente.

Os conjuntos na Zona Norte, do programa “ Minha Casa, Minha Vida”, financiados pelo governo, mas inaugurados pelo prefeito, foram criados em local sem nenhuma infra-estrutura de escola, transporte, saúde, nada! Fora que as famílias foram obrigadas a entrar nas casas, algumas sem terminar, faltando inclusive a instalação de janelas. Motivo: iminência de invasão.

Quanto ao buracos das ruas de Londrina, chega ser um caso de calamidade. Mas, calma, serão remendadas 25% das ruas da cidade.  E espero que não seja com a qualidade que remendaram o autódromo de Londrina, que o mundo inteiro ficou sabendo que desmanchou no treino da Stock Car, dias atrás.

É... Londrina não tem do que reclamar!

2 comentários:

  1. Me entristece muito a situação da nossa cidade. Também não sou daqui, mas adotei Londrina como minha cidade e aqui criei raízes. Mas esta terra vermelha, outrora base para o "ouro verde", hoje se mostra arenosa e improdutiva: é o legado de algumas décadas de administrações que, prefiro não comentar. Muitas vezes vejo as pessoas falando do prefeito...a culpa sempre é da figura do prefeito...mas pra ser sincero, dentro da Prefeitura de Londrina, de suas repartições, secretarias e autarquias...da copeira ao prefeito, ninguém tem competência para trabalhar para o município. Desculpe a sinceridade, sei que estou sendo generalista, mas esta é a sensação que me fica cada vez que caio num buraco - tanto nas ruas quanto nas calçadas; cada vez que vejo uma obra da prefeitura sendo executada...quer dizer...mal executada por uma certa empreiteira que faz todas as obras do municipio não sei porque; cada vez que passo em frente aos nossos postos de saúde abarrotados de gente e com funcionários que precisam, no mínimo de terapia para aprender a se relacionar com humanos; cada vez que preciso de um atendimento dentro da prefeitura e me deparo com carrancas e bicos como se eu fosse um estorvo...enfim...me entristesse os londrineses não cumprirem com seu dever de cidadão e "ja que está tudo zoneado mesmo", cortam as árvores de frente das suas casas, desreispeitam as leis de trânsito, jogam lixo nas ruas, pisam nos novos jardins do calçadão, não protestam, não denunciam corrupção ou mesmo vandalismo, não cobram nada, e ainda relembram de um certo político que rouba mas faz...e votam nele! Quando eu tento motivar alguém a ir comigo nas votações da câmara, nas reuniões sobre espaço urbano no CREA ou CEAL, sou motivo chacota.
    Para Londrina voltar a andar nos trilhos é preciso conscientização de sua população...é preciso a sua população se identificar com a cidade, ama-la e defende-la. É preciso saber votar em prefeito E VEREADORES. É preciso deixar o "jeitinho" brasileiro de lado e botar a mão na massa, pois não existe jeitinho, existe o que é certo e o que é errado...existe o que é bom e o que é ruim...não existe meio-termo. Desculpe o desabafo, mas estou cansado...penso que logo minhas raízes virarão pernas e sairei correndo daqui. Abs.

    ResponderExcluir
  2. E essa é a realidade do Brasil também! Londrina é apenas uma amostra, infelizmente!
    Obrigada pelo comentário, que complementou o que postei.

    ResponderExcluir