quinta-feira, 27 de outubro de 2011

QUEM TEM AMIGOS NÃO ESTÁ SÓ

Colégio de Cambira - hoje Prefeitura

Segundo o Aurélio, amigo é :

"s.m. Pessoa a quem se está ligado por uma afeição recíproca."

Quando eu era criança e estava no ginasial (acho que agora corresponde ao fundamental), usava uniforme. Blusa branca, saia azul marinho pregueada, meias ¾ brancas e sapato preto. 

Morava em uma pequena cidade de clima quente, Cambira, ao lado de Apucarana, e quando esfriava, eu colocava uma blusa de manga comprida, de finas listras coloridas, que jamais vou esquecer, porque hoje ainda acho que dava um efeito muito bonito ao conjunto.  Não precisava muito mais do que isso no inverno. Aí a escola adotou a calça comprida também. Minha mãe, que costurava, fez a calça e guardou o resto do tecido para fazer outra saia, de backup

No primeiro dia que usei a calça, resolvi, na saída do colégio, não sair pelo lado habitual, como os demais alunos. Resolvi descer um morrinho de terra; o colégio ficava em um nível mais alto que a rua. 

E desci, só que levei o maior tombo, o que me custaram: um mico enorme perante um paquera que eu tinha no colégio (ele viu o meu tombo), um furo na calça, na altura do joelho, e ainda ter que me haver em como contar para a minha mãe. Lembro-me que eu tinha uma amiga chamada Dayse, que oxigenava os cabelos, e ela me acompanhou na difícil tarefa de ter que encarar a minha mãe. 

Bom... não lembro muito bem da cena da bronca. Acho que não foi tão grande, porque depois o tecido que seria da saia de backup virou uma perna de calça. Mas o mais importante: eu tinha do meu lado uma amiga que me ajudou a enfrentar a situação.

Um ano mais tarde nos mudamos para outra cidade, por força da profissão do meu pai. A maior perda que eu tive foi o afastamento dos meus amigos. Quando chegamos na outra cidade, eu e minha irmã, chorávamos de saudades das amizades. Mas fazer o que? Não tínhamos idade para fazermos escolhas por nós mesmas. 

Anos antes de morarmos em Cambira, moramos em outra  cidade menor ainda, que nem adianta falar o nome porque ninguém conhece (hehe). Em uma festa junina do colégio, eu fui escolhida para ser a noiva. E a minha melhor amiga, Cleonice, era a madrinha. O noivo era um menino que na hora chorou de vergonha,  e foi substituído por outro, que assumiu o “compromisso” numa boa. O noivo havia me abandonado (hehe), mas a minha amiga não. Meu pai tirou um monte de fotos, todas em preto e branco, onde estávamos nós duas, na frente de casa, no altar, na rua, na roda de dança, enfim, em quase todas as fotos. “Séculos” mais tarde, voltei a essa cidade, e tive oportunidade de encontrar o pai da minha amiga, que se lembrou de mim, e achou até que “não mudei nada”. Amigos são generosos.  Não consegui encontrá-la, mas fiquei sabendo que ela ainda mora na cidade e trabalha no mesmo colégio. Acho que um dia ainda nos veremos novamente.

Ontem, depois de um longo e tenebroso inverno, voltei para a aula de dança. O que foi o mais bacana da minha volta: reencontrar  com duas amigas. Não que estávamos longe umas das outras, pois dias atrás fui no níver de uma delas. Mas é que como as turmas têm rotatividade, eu teria que me enturmar novamente, e foi muito bom não estar sozinha. Quando cheguei na sala foi recíproca a felicidade de encontrá-las e nos dissemos isso.

Já assumimos compromisso para hoje: vamos ao bailinho do Canadá Country Club, para jantar e para dançar. E para continuar o papo de ontem, que não deu tempo de terminar. E aí vêm outros papos, e outros, e outros, ...

Quando morei em Curitiba, pelo fato da cidade ser grande e ser famosa mesmo pelo distanciamento das pessoas, fiz bem poucos amigos. 

Quando retornei ao norte do Paraná, há alguns anos atrás, fiz um círculo de amizades e até encontrei amigos antigos. Tenho um monte de histórias para contar, mas que serão para outras postagens.

E, hoje é muito claro pra mim que qualidade de vida inclui ter amigos. Aliás, é um pré-requisito enorme, que não pode ser comprado ou adquirido com qualquer metal. A amizade é um bem conquistado pelo coração.

2 comentários: