quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

HUUMMM.... ESTOU ENTENDENDO...

Imagem pública do https://picasaweb.google.com/

O mundo está em crise financeira, e direta ou indiretamente somos atingidos por ela. Do lado de cá, de manhã, estamos de olho no mercado financeiro que está fechando na Europa. A Europa, na manhã seguinte está de olho no mercado financeiro que está fechando do lado de cá. Estamos todos globalizados.

Só que tem algumas coisas que não consigo entender. Ou melhor, acho que estou começando a entender, embora não saiba onde vamos chegar!

O último bordão da presidente Dilma é de que precisamos continuar gastando. 

Bom... na minha modesta economia, aprendida com meus pais, uma das lições é de que em “tempos de vacas magras” a receita é economizar. Ou, como nos tempos da “cigarra e da formiga”, é preciso trabalhar no verão para comer no inverno. O mundo está se afundando em dívidas, em prenúncios de calote de países que nem sonhavam com isso, a inflação no Brasil está dando suas caras novamente, e a dirigente maior pedindo para que continuemos a gastar. Fiquei até pensando que se não sou eu que estou com conceitos antigos. Que no mundo moderno a contabilidade é outra. Contudo, pensei também no que os países da Europa ficam imaginando sobre a atitude do Brasil, incitando o consumismo em tempos de crise. Será que imaginam que somos ricos, e que a crise para nós deve ser outra “marolinha” como disse o Lula, da vez passada? Acho que devem é rir da gente. 

O ministro da Fazenda anunciou hoje a redução de IPI para a linha branca de eletrodomésticos (geladeiras, fogões, máquinas de lavar). Sintomático ser no mês de dezembro. Deve ser por causa do 13º salário, do Natal e porque a Dilma quer que gastemos.

Hoje, também, o Congresso anunciou bilhões de créditos para alguns ministérios do Governo (inclusive o do Carlos Lupi), e dentre os bilhões, 691 milhões vão para aumentar o programa Bolsa-Família. 

Está explicado! Tem dinheiro indo para a povo gastar. É só seguir a lógica: nós os contribuintes pagamos impostos, o governo os distribui em Bolsa-Família, e os beneficiários do programa podem comprar geladeira, máquina de lavar, e assim atendem ao pedido da Dilma.

E, falando nos  contribuintes que financiam o Bolsa-Família, hoje o Mauro Halfeld, no seu comentário no “CBN Dinheiro”, falou com todas as letras que  “na prática, nós temos que trabalhar mais e poupar cada vez mais” , diante do “cenário de incertezas na economia mundial”, e do cenário brasileiro que prevê que não teremos mais ganhos fáceis, nem em aplicações, nem em boas oportunidades, nem com aumento dos salários e nem no mercado de imóveis. Tempos difíceis para o Brasil de cá. Para o Brasil de lá, o da terra da fantasia (Brasília), o cenário deve ser outro, não é mesmo?

Ufa! Não estou doida seguindo os conselhos que aprendi de menina, em termos de economia doméstica. Respaldo-me no Mauro Halfeld.

Em tempo: a Comissão de Ética da Presidência, que é responsável por assessorar a Dilma, recomendou por decisão unânime dos seus membros, que o ministro Carlos Lupi seja exonerado do cargo, diante das evidências de corrupção e da falta de esclarecimentos, por parte do ministro. A Dilma disse que ele fica! Ela desmoralizou a Comissão, e ainda por cima mandou dinheiro para o Ministério do Lupi. Tempos difíceis mesmo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário