sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"PEDI E OBTEREIS"

Lago Negro - Gramado - RS

Não é preciso uma religião para nos comunicarmos com  Deus. Um jeito de nos ligarmos a Ele é, por exemplo, através da prece. E não só a Ele, mas à Espiritualidade, como um todo, uma vez que Deus não é centralizador, e tem uma legião de espíritos de luz que O auxilia.

Prece é algo que é tão fácil de fazer!

Para orar não é preciso decorar palavras, nem ser prolixo. É preciso apenas se entregar, ser simples e verdadeiro, de todo o coração, em pensamento e/ou palavra.

A oração não precisa ser feita em um lugar específico; o templo está dentro da gente. Assim, qualquer lugar onde possamos nos sintonizar com Deus é lugar para a prece - dentro de casa, na rua, à beira de um lago, ou dentro do ônibus.

Nem precisa ser com hora marcada. Deus é tão misericordioso que está full-time disponível para nos ouvir, através de Jesus Cristo, do nosso anjo da guarda, dos amigos benfeitores que nos acompanham, por vezes incansavelmente.

Geralmente fazemos prece quando estamos necessitados de algo, segundo a nossa visão, os nossos desejos. E ficamos esperando uma resposta segundo o que pedimos. Acho até que chegamos com o problema e a solução juntos, para Deus apenas assinar embaixo. Esquecemo-nos que Ele sabe o que é melhor para a nossa caminhada aqui na Terra, que Ele sabe se merecemos ou não e que enxergamos apenas o presente e Ele enxerga toda a nossa evolução. Sem contar que Ele nos deu o livre-arbítrio e nem  sempre as nossas escolhas são acertadas. E a gente depois quer que Ele acerte por nós.

E tem vezes que a gente tem a coragem de querer barganhar com Deus: “eu fiz isso e aquilo de bom, então mereço tal benefício em troca.” Como a estória da criança pedindo presente para Papai Noel: “fui um bom menino/menina, me comportei bem o ano todo, então mereço ganhar uma Caloi.”

É preciso, no entanto, lembrar da máxima “Ajuda-te a ti mesmo, que o Céu te ajudará”. É preciso fazer a nossa parte aqui, para pedir alguma coisa de lá. Penso que é necessário trabalhar no nosso aperfeiçoamento moral, que o resto será acrescentado, e a oração será uma forma de agradecimento. É como a lógica de um trabalho: só recebe a remuneração quem trabalhou. Você dirá: "tem gente que recebe sem trabalhar". Mas daí, já nem é da nossa conta. Cada um deverá prestar conta de si mesmo. Não é à toa que nos chamamos “indivíduos”.

Orar é uma forma de falar com Deus. Pena que a gente se lembre, na maioria das vezes,  de bater um papo com Ele quando no sofrimento. Acredito que Ele, Seu filho Jesus  e a Sua legião de colaboradores gostariam muito de nos ouvir agradecendo pelas coisas boas que acontecem na vida da gente. Amigo é para dividir alegrias e tristezas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário