terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DIFERENÇAS

Maringá-PR em janeiro de 2012.


Estou convencida que são as diferenças que nos fazem fazer mudanças na vida. É claro, se a gente tem olhos para ver o diferente.

Passei a virada do ano em Maringá e ontem saí para uma caminhada, de manhã. Cada vez mais entendo porque os curitibanos preferem Maringá a Londrina, quando perguntados se conhecem as cidades e de qual delas mais gostam. Invariavelmente escolhem Maringá.

Em Maringá e em Curitiba conseguimos enxergar para onde vão os recursos arrecadados de IPTU. Cidades organizadas e limpas. São parecidas.

Tive oportunidade de caminhar pelas avenidas Paissandu, Anchieta (margeando o Parque do Ingá) e pela Avenida Brasil. Todas bem próximas ao centro da cidade. E tive oportunidade de ir para dois bairros distantes, mas unanimemente vi muita arborização, limpeza, e organização. Sim, a cidade é organizada.

É claro que não sou ingênua de comparar duas cidades como Londrina e Maringá de forma simplista. Londrina, embora com planejamento dos ingleses, é uma cidade, vamos dizer, que cresceu de forma espontânea. Maringá foi planejada, desenhada literalmente. Até anos atrás, a lei do zoneamento, por exemplo, proibia prédios em determinadas regiões (zonas, como os maringaenses chamam). A lei foi revista e agora o que mais se vê é um progresso sem par na cidade, com um monte de prédios despontando por tudo quanto é lado.

O comércio, então, é muito diversificado e há anos que vou para Maringá e nunca canso de notar como sempre tem muita gente e carro nas ruas. Mais que em Londrina.

Veja a importância de se viajar, ou se deslocar mesmo que a poucos quilômetros de casa: a gente volta com outra cabeça. Se realmente gostamos de onde moramos (como é o meu caso), temos condições de fazer até uma crítica conosco mesmo para avaliarmos se estamos votando bem nos nossos representantes. Se não vemos o diferente, não temos condições de fazer uma comparação e de termos opiniões formadas sobre a maneira como vivemos na nossa cidade. Se temos ou não qualidade de vida, se somos conformistas ou batalhamos por ver a nossa cidade mais limpa, mais bonita, mais organizada, e com manutenção.

Sim, porque tanto Curitiba quanto Maringá têm manutenção. Não adianta arrumar a cidade e descuidar.  Como no amor, sem cuidado e manutenção tudo deteriora.

Continuo amando a minha cidade – Londrina, e por isso mesmo gostaria de vê-la melhor. Mais arrumada, menos esburacada, com mais verde, mais limpa, mais organizada. Porque só falta isso, uma vez que o seu povo merece:  é alegre, hospitaleiro e acolhedor.

Acho que todo mundo daqui deveria sempre visitar Curitiba e Maringá. Está certo que o mundo acontece em São Paulo, e talvez fosse um modelo melhor, mas estou falando de organização e limpeza. A gente tem que se comparar ao que é melhor em qualidade de vida.

A foto que posto abaixo, é um exemplo de praticidade encontrada pela cidade de Maringá, numa simples placa de rua. A placa, para melhor cumprir a sua função, tem destacado um recurso mnemônico. Achei fantástica a ideia. Digna de ser imitada.



"Henrique" em destaque, acima do nome da "Rua Henrique Dias"



Nenhum comentário:

Postar um comentário