sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BEM AVENTURADA A SIMPLICIDADE

Decoração de festa do Riquinho Festas - Londrina - PR


No Sermão da Montanha, ou das Bem-Aventuranças, Jesus traçou uma rota para nossa evolução moral e para a nossa felicidade.

E dentre as bem-aventuranças falou: “Bem aventurados os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus” e "os puros de coração, porquanto verão a Deus”.

Ambos – os pobres de espírito e os puros de coração – têm em comum a simplicidade e a humildade, que são características das crianças, razão pela qual Jesus as fez de exemplo. Mas a gente se torna adulto e acaba “perdendo” essas qualidades. A vida competitiva, estressante, num mundo onde somos mais um na multidão, onde vivemos ensimesmados, contribuem para abandonarmos essas virtudes de criança.

Lembrei-me dessa passagem de Jesus (O Evangelho Segundo o EspiritismoCapítulos VII e VIII), porque os anos vão se passando e cada vez mais tenho convicção que gosto é do simples. Que quero voltar à simplicidade em tudo o que puder na minha vida. Acho que a passagem dos anos me deu isso de positivo. O cronômetro da idade girando rápido tem que dar alguma coisa de positivo, não é mesmo? (hehe)

Mas falando sério: é muito melhor viver do lado simples da vida!

Ter amizade com pessoas simples, buscar soluções simples, viver uma vida confortável, porém simples, viver numa cidade com pessoas simples, optar por comidas simples e saudáveis, buscar convívio com pessoas sinceras e abertas, que contam os seus sucessos e os seus fracassos da mesma maneira, ganhar sorrisos sinceros que os simples têm; chorar, simplesmente,  sem ter vergonha alguma (lembrei-me que outro dia chorei um monte dentro do carro mesmo, voltando pra casa, e foi muito bom), ter a descontração que os complicados desconhecem, olhar os outros com confiança primeiro (se cairmos do galho, pelo menos tentamos, e estamos quites conosco mesmo), namorar gente descomplicada e que se propõe a se entregar. Enfim, se sentir feliz com o que se tem e com o que se é, com o que se batalhou para ter e para ser. É isso o que eu quero!

Observe que simples nada tem a ver com condição financeira. Tem muita gente simples e com muito dinheiro. E tem gente pobre com simplicidade nenhuma. Simples tem mesmo tudo a ver com o coração, com as coisas do espírito. Coração e espírito abertos ao bem. Quem faz diferença na vida da gente são as pessoas simples, pode notar! As complicadas até fazem diferença, mas para o mal. E ninguém, em sã consciência, quer viver do “lado negro da Força”. Só mesmo Lord Darth Vader, e na ficção. (Até ele no último episódio mudou de lado).

Afora que, se o reino dos céus está dentro da gente e se podemos ver a Deus se tivermos o coração puro, ou seja, se tivermos simplicidade e humildade, vamos fazer diferença no mundo. Se não nos interessar fazer diferença no mundo, faremos diferença num lugar igualmente importante: na nossa vida. Já é uma grande coisa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário