segunda-feira, 19 de março de 2012

QUANTO REALMENTE CUSTA?


Quanto Custa o Brasil pra Você?


Carlos Alberto Sardenberg, o âncora do CBN Brasil, que vai do meio-dia às 14:00 horas da tarde, volta e meia nos convida pra  visitar o site “Quanto Custa o Brasil pra Você?”, que na realidade é mais que um site -  é uma campanha. E hoje, ele começou o programa comentando o peso dos impostos em alguns produtos, como por exemplo, o catchup.

O site vale a pena ser visitado para sabermos o quanto pagamos de impostos quando compramos desde um litro de leite a um litro de gasolina.

É mais útil ainda pra pensarmos bem pra quem vamos dar nossos votos nas próximas eleições, uma vez que todos os políticos que estão em todas as esferas governistas têm dever moral para conosco em defender uma reforma tributária no País. Pelo menos a reforma deve ser, necessariamente, um dos itens de suas propostas.

O exemplo que o Sardenberg deu do catchup, você vai me falar: “- Pela importância desse produto no dia-a-dia do brasileiro, é irrelevante saber a carga de impostos incidente!”. Até concordo, mas olha só alguns outros produtos e serviços:

Gasolina (que já comentei neste blog): 53,03%
Sabão em pó: 40,80%
Shampoo: 44,20%
Sabonete: 37,09%
Material escolar: a maioria acima de 35%
Veja só:  caneta 47,78% e  cola tenaz 42,71%
Conta de luz: 47,08%
Conta de telefone: 46,12%
Conta de celular: 47,87%

Vamos combinar: todos os itens acima são indispensáveis, e todos têm quase 50% do seu valor representado em  impostos.

Fico pensando como nós brasileiros somos bonzinhos, em aceitarmos pacificamente viver assim. E mais: preferimos votar em quem será eliminado no BBB 1000, ao invés de nos engajarmos em movimentos para lutar contra os impostos ou para lutar pela utilização honesta da fortuna arrecadada. É dinheiro meu, é dinheiro seu, é dinheiro que sai do bolso de qualquer cidadão do Brasil, país rico em arrecadação, mas pobre em retorno de serviços decentes.

Fica o convite para acessar o site, onde você pode comprovar, pelo “Listão da Carga Tributária” quanto poderia pagar a menos nos seus produtos e serviços preferidos.

Acesse: 



É desolador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário