segunda-feira, 26 de março de 2012

O ESPELHO DO PENSAMENTO

Chego na academia, de manhãzinha, e conversando com a instrutora, ela me diz: “Óculos novos! Que bonitos!”  Ao que respondo, rindo: “Credo! São os que eu mais uso, e ainda aqui na academia!”  E olha que ela sempre me vê de óculos e sempre conversamos bastante. Mas como tenho vários exemplares, de cores diferentes, ela chegou à conclusão de que fez confusão com os outros. (hehe)

Sabe, ela não se confundiu. Os óculos são os mesmos de todo dia; só que eu estava diferente. Olhei no espelho grande de uma das paredes, e vi que estava mesmo. O que fez a diferença foi o meu semblante, que exibiu meus pensamentos bons desde a hora  que me levantei, e acho que a blusa branca de paz ainda ajudou.  E os óculos apareceram!  (hehe)

Não que outros dias eu tenha ido mau humorada pra academia, pois, reconheço, não acordo com mau humor. Ainda mais que mudei de ideia em relação à musculação (antes não gostava), pelo ambiente dessa academia, pelos shows do telão, pela instrutora ser muito querida, pelos  frequentadores... Só que hoje, em especial, eu estava mais "leve".

Você já notou que tem dias que a gente está iluminada, mas que tem dias que a gente é portadora de pouca luz?

Fiquei pensando: tudo é uma questão de ânimo, de estado de espírito, de ângulo, de ponto de vista, de energia. E tudo passa pelo pensamento.

Pensar todo mundo pensa. Uns mais, outros menos. Mas o que de diferente o pensamento nos causa na vida está baseado na qualidade do que pensamos.

Não é à toa que existem profissionais pra nos ajudar a colocar a “cabeça no lugar”. E é claro, se quisermos! Pois, fazer análise requer desejo nosso de pensar, repensar, dar um novo significado à nossa vida, ao nosso mundo particular, aos nossos (pré)conceitos baseados em valores nossos e valores herdados (da família e da sociedade), de abrirmos nosso íntimo sem qualquer (pré)julgamento.

A mudança da forma de olharmos o mundo parte, necessariamente, de dentro pra fora e não de fora pra dentro da gente.  O outro não é responsável pela nossa felicidade. No máximo, pelos nossos momentos felizes, e que na realidade não foi ele que nos proporcionou: fomos nós que nos permitimos sentir, absorver, o que veio do outro. Sem a nossa aquiescência, nada nos fará felizes. Por isso que tem gente que por mais que a gente faça por ela, nunca estará bom. Sempre haverá um “mas”, um “porém”.

Pensar positivo só nos traz energias boas. Pensar e agir de forma honesta consigo e com o outro, de forma consciente, só nos faz melhores. É claro que não sejamos tão ingênuos  a ponto de pensar  que basta nos “programarmos” pra que tudo o que quisermos realizar dê certo. A vida não é tão lógica assim. Se fosse, os livros de autoajuda teriam transformado este planeta no mundo mais feliz do universo. Todas as pessoas seriam resolvidas, e mesmo  a mais pessimista delas, ao ver o resultado ao seu redor, certamente se renderia às receitas de bolo da felicidade. 

Por mais que sejamos otimistas, sempre terá alguma coisa que não sairá do jeito que imaginamos. Não nos esqueçamos de que somos constantemente afetados pelo mundo que nos cerca, pelas pessoas a quem amamos e pelas que nomeamos nossos desafetos, fora que carregamos uma bagagem de vida enorme na nossa evolução, e num planeta povoado de almas que ainda têm muito que evoluir moralmente. Mesmo assim, se temos um sonho, a realização dele já conta com 50% só pelos nossos pensamentos positivos. 

Volto da academia e ligo para o encanador pra dizer que o conserto que ele fez no vazamento do vizinho de cima deu certo. E que agora o meu gesso pode ser consertado, uma vez que a infiltração cessou. No início do vazamento, há pelo menos um mês, tanto o encanador quanto eu nos estressamos, admito. Ele marcava e não aparecia. E eu não podia ficar à mercê da sua vontade. Mas quando resolvi deixar as broncas com ele de lado, e começar tudo de novo, e solicitar calmamente que ele fosse sensível ao desconforto de ter um vazamento no meu banheiro, tudo mudou. Nos últimos dias (pois o vazamento não foi resolvido em menos de 4 visitas do encanador), fui  muito bem atendida por ele e pelo seu ajudante. Foi necessário mudarmos a nossa vibração, de pensamentos, palavras e atitudes pra que o problema fosse resolvido.

Se eu já acreditava, por experiência própria, que a gente resolve a vida pela palavra, hoje alio a ela a energia do pensamento.

É... aos poucos a gente aprende. Ainda bem!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário