segunda-feira, 30 de abril de 2012

UM DECÁLOGO PARA A PAZ


Lago Igapó - Londrina - PR

Ângelo Giuseppe Roncalli foi eleito Papa João XXIII aos 77 anos e seu papado diferenciou-se por ele defender que a igreja católica se posicionasse sobre questões sociais, políticas e econômicas, e não ficasse enclausurada nos seus dogmas, dado que as pessoas buscam respostas aos seus questionamentos reais nas religiões. Diferenciou-se dos demais papas, também, por defender, por escrito, que cada um tem o direito de escolher a religião que melhor lhe aprouver. Para sua época foi uma novidade e uma evolução enormes, mas que foram bem recebidas. 

Em 1960 publicou dez princípios que ficaram conhecidos como "O Decálogo da Serenidade", e que se resumem em condutas para o homem que busca viver em paz. E, realmente, ele foi um papa ecumênico, pois a sua publicação cabe em qualquer religião baseada em princípios cristãos.

São eles:

(abre aspas)

1.  Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente neste dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.

2.  Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência; cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo.

3.  Hoje, apenas hoje, serei feliz, na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro Mundo, mas também já neste.

4. Hoje, apenas hoje, adaptar­-me-ei às circunstâncias, sem pretender que sejam todas as circunstâncias a se adaptarem aos meus desejos.

5.  Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que, assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, assim a boa leitura é necessária para a vida da alma.

6.   Hoje, apenas hoje, farei uma boa ação e não direi a ninguém.

7.   Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

8.  Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado. Talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.

9. Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem o contrário, que a Providência de Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no Mundo.

10. Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor. De modo especial não terei medo de gozar o que é belo e de crer na bondade.

(fecha aspas)

Dos dez princípios acho que o que resolveria todos os outros seria se conseguíssemos vencer o de número 8. 

Se naquela época Ângelo Roncalli nos advertia da "pressa e a da indecisão", imagina hoje! Tomar decisões já é difícil; na pressa, então! Só que é justamente assim que temos vivido: em tempos de pressa e decisões tomadas muito rapidamente e em nome de um monte de coisas. Em nome da competição no trabalho, em nome da carreira, em nome da cobrança da família, em nome da nossa cobrança interna, da sociedade e principalmente da tecnologia, que quanto mais rápido melhor. Ou seja, hoje o que é lento é considerado ultrapassado, porque vai nos tomar tempo.  Qual tempo? O que gastaríamos viajando, brincando com os filhos, assistindo a um filme comendo pipocas ou indo à casa do amigo para matar a saudade? Que nada! Não é assim! Temos pressa pra poder trabalhar mais, ganhar mais dinheiro, gastar mais dinheiro, e pagar a conta dos remédios da farmácia. (hehe)

Conte pra alguém que o seu computador foi adquirido há três anos atrás; conte pra alguém que o seu celular não tem câmera; conte pra alguém que o seu aparelho de som não toca mp3; conte pra alguém que você gosta de estourar pipocas na panela e de aproveitar para fazer pipoca doce; conte pra alguém que você gosta de cozinhar; conte pra alguém que você cultiva flores; conte pra alguém que você revê fotos antigas ou que se deita no sofá, à luz de um abajur, só pra ficar no silêncio ou ouvir sua música favorita ou pra pensar na vida. Não tenha dúvida: em algumas dessas situações você parecerá uma pessoa, no mínimo, antiquada. (hehe) E pode notar que todas essas coisas nos remetem a não ter pressa!

É... na década de 60 o espírito de Ângelo Roncalli parecia já saber do que os seus contemporâneos e os futuros habitantes deste planeta precisariam meio século mais tarde. Um decálogo para tentar colocar a paz no nosso caminho. Está aí, e é atualíssimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário